terça-feira, 19 de julho de 2016

Micro Transplante Capilar – Dia 8 – “A comichão”



8º dia após o Micro Transplante Capilar

8º dia após o Micro Transplante Capilar

8º dia após o Micro Transplante Capilar

8º dia após o Micro Transplante Capilar

8º dia após o Micro Transplante Capilar


(…) Sabia que não podia fazer exercício físico durante 1 mês. Isto é que me custava!

Nas instruções pós operatórias estava escrito que podia “retomar o exercício leve, como caminhada, 2 semanas após a cirurgia; o exercício com bolas (futebol, vólei, ténis, etc) e exercícios com água (piscina e praia), só devia retomar 1 mês após o procedimento cirúrgico. Os restantes exercícios, 3 semanas após a cirurgia”.

Na primeira semana optei por andar (calmamente) a pé, 20 minutos, duas vezes por dia, sem me expor ao sol forte, de cabeça destapada e escolhendo sombras e fins de tarde.

"A cabeça destapada é para acelerar a cicatrização", disse-me o médico logo após o Micro Transplante Capilar. E de facto funcionou. A cicatrização decorreu como o previsto e prova foi a forte comichão que sentia na zona doadora a partir do 8º dia. 

Nas situações mais aflitivas salva-me o aspersor de soro fisiológico que mantinha no frigorífico. Umas borrifadelas de soro fisiológico bem fresco acalmava-me o “desespero”.

Desde o 5º ao 8º dia lavei a cabeça, duas vezes por dia, com o champô que me foi entregue na Clínica e apenas com a palma da mão, aumentando gradualmente a pressão e a intensidade.

“Até ao 8º dia é importante que o jato forte do chuveiro não incida diretamente na cabeça” está escrito nos documentos que me entregaram. A técnica é usar a palma da mão para derramar a água ou um recipiente ou então reduzir o jato de água a um nível mínimo, como me indicaram na lavagem que realizei na clínica.

Começaram a cair as crostas e algumas peles mortas de um modo natural. Para além da comichão … nada mais me apoquentava.

A curiosidade dos amigos e conhecidos foi (mais do que) muita. Desde perguntarem se estava bem, até quererem saber o que tinha feito, como é que tinha feito ou onde é que tinha feito, começou logo no avião de regresso a casa.

No trabalho, nos convívios ou nos encontros ocasionais tinha gosto e prazer de explicar tudo e satisfazer a curiosidade dos que me interpelavam.

Até me diverti! (…)



Sem comentários:

Enviar um comentário